Resenha: Que Eu Diminua

Resenha: Que Eu Diminua

Que eu diminua – Encontrando alegria duradoura na era do eu

Você sabia que o Brasil é o país que mais apresentou casos de depressão e ansiedade durante a pandemia de COVID-19 e que mulheres e jovens foram os que mais relataram estes transtornos durante a quarentena?¹

Jen Oshman, missionária, autora e apresentadora do podcast “all tings”, que aborda tendências e eventos culturais, escreveu um livro especialmente para mulheres. Expõe como o gênero feminino tem sofrido cada vez mais com a depressão e a ansiedade enquanto tentam lidar com as exigências do mundo atual. 

A obra, traduzida e publicada no Brasil através da Editora Fiel, em 2021, traz a temática da mulher do século XXI que deposita sua confiança em si mesma e suas capacidades, buscando fontes de alegria dentro de si.

Dessa forma, influenciadas por ideias autossuficientes estampadas em camisetas, canecas, outdoors, almofadas como “você é suficiente!”, “Você é sua própria força”, “Sua felicidade só depende de você” e “Faça acontecer, você consegue, faça você mesma!”, as mulheres passam a buscar em si mesmas aquilo que somente o Criador pode oferecer: alegria, força e descanso. 

Estrutura do livro 

Cada exemplar possui 192 páginas, sendo assim divididas em introdução, 7 capítulos principais e conclusão. Sendo assim, cada um dos 7 capítulos tem início com uma história pessoal da autora, a fim de apresentar o assunto a ser abordado, seguido de várias referencias bíblicas e citações de grandes autores, como C.S Lewis e Timothy Keller. 

Além disso, ao final de cada capítulo é possível encontrar perguntas para a reflexão criadas pela própria autora, o que faz de “Que eu diminua” um livro perfeito para estudos em grupo. 

Negando a Graça de Deus?

Desde a capa até o último ponto final, o livro apresenta uma ótima estética e um conteúdo profundo. Desse modo, a cultura do eu e da autossuficiência são duas notáveis razões para o aumento do cansaço, tristeza e ansiedade que tem afetado profundamente as mulheres. 

A busca por controle, intensas cobranças e expectativas, atreladas aos muitos afazeres do dia, nos deixam fracas e nos privam da alegria. Buscar força e suficiência em nós mesmas é negar a graça de Deus, pois é somente em Cristo que podemos encontrar tudo aquilo que precisamos.  Assim sendo, quando buscamos em nós mesmas o combustível para continuarmos vivendo, uma hora nos encontraremos vazias. No entanto, se fizermos do Senhor nossa fonte de alegria, força e descanso, voaremos alto como águias. 

Por que ler?

Assim, ideal para todas as idades e ótimo para grupos de estudo e discipulado, o livro Que eu diminua traz uma temática atual que nos leva a refletir acerca da profundidade do nosso relacionamento com Deus. Jen Oshman escreve de forma clara e organizada. Nos ensina princípios valiosos e abrindo nossos olhos para coisas que, no dia a dia, nos passam despercebidas.

Mulher, este livro é pra você!

Referencias bibliográficas

Convidado

Deixe uma resposta

2 × 5 =