O Propósito Dos Elogios

O Propósito Dos Elogios

O livro “Elogios que edificam” foi a fonte utilizada para inspiração desse artigo, de Sam Crabtree.

Você já parou para pensar em elogios como expressão de louvor? Mais do que alegrar alguém, enaltecer alguma característica ou demonstrar sua aprovação, os elogios também são uma forma de glorificar a Deus e encorajar o próximo.

Glorificando a Deus

Primeiramente, precisamos entender que tudo o que temos e somos veio de Deus, foi feito por Ele e para Ele. Então, se vamos elogiar algo ou alguém, devemos reconhecer o verdadeiro autor de toda boa obra. Sendo assim, os bons elogios são centrados em Deus, focados naquilo que é valioso.

Um elogio pode ser algo divino, porém se usado de maneira errada resulta em bajulação, orgulho e egoísmo. Coisas passageiras, como moda e beleza, não devem ser o foco, mas sim coisas importantes, como o caráter.

Elogios como expressão de louvor devem ser oferecidos a Deus. Reconhecer o caráter de cristo em alguém e elogiar seu bom procedimento de acordo com a Palavra de Deus é propósito do Senhor, gerando vida e encorajamento.


Publicidade

Encorajando o próximo

Elogios também podem ser a chave para relacionamentos fechados. Fomos chamados para abençoar e trazer ânimo aos que estão desanimados. Ao elogiarmos algo naqueles que convivem conosco, estamos encorajando-os a serem melhores, ressaltando seu bom comportamento e dizendo a eles que enxergamos seus esforços.

No entanto, é preciso entender que o encorajamento não remove a necessidade de correção. Não podemos ignorar atributos ruins, mas também não podemos olhar primeiro para aquilo que está errado. É importante saber que as correções pesam mais do que elogios. Sendo assim, se apenas alimentamos nossos relacionamentos com críticas, eles ruirão.

Elogios reais

Nossos elogios devem ser honestos e verdadeiros, sempre. Enaltecer os atributos de Deus em alguém é uma maneira de louvar ao Senhor, mas para isso precisamos buscar os aspectos de Deus para que sejam ressaltados. Jamais devemos inventar mentiras apenas para que alguém simpatize conosco, mas sim elogiar apenas o que é elogiável.

Até quando alguém falha podemos encontrar maneiras de encorajar e elogiar o bom caráter. Por exemplo, se seu irmão mais novo quebrou algo, mas te contou, deve-se elogiar a coragem e a honestidade. Quando alguém fracassa em algum novo projeto, podemos elogiar sua criatividade. Quando algum familiar queima a comida, podemos elogiar sua disposição em fazê-la. Sempre há o que elogiar e encorajar, cabe a nós buscarmos os atributos invisíveis de Deus.

Convidado

Deixe uma resposta

quinze − nove =