Arte E O Propósito De Deus – Parte 2

Arte E O Propósito De Deus – Parte 2

Como em todas as vertentes da sociedade, creio que Deus quer usar o Cristão no meio artístico. Seja nas artes visuais, na música, na dança ou no teatro, o cristão deve produzir arte digna de louvá-lo. Todo talento vem do Senhor e nos é dado para honrá-lo.

A Bíblia nos diz:

“Alegre-se Israel no seu Criador, exulte o povo de Sião no seu Rei! Louvem eles o seu nome com danças; ofereçam-lhe música com tamborim e harpa.” – Sl 149:2-3

“Pois Deus é rei de toda a terra; cantem louvores com harmonia e arte.” – Sl 47:7

Por muitos anos alguns cristãos consideravam a arte como um elemento evangelístico somente, creio que a arte encaixa-se nisto também, porém ela não está limitada somente a essa faceta.

A arte deve ser feita para glorificar a Deus e manifestar a Sua beleza.

A expressão artística para o cristão deve em primeiro lugar ser uma expressão de adoração ao Senhor e a partir disso tocar o coração dos homens.

“Porque dele, por meio, dele para ele são todas as coisas” – Romanos 11:36

O cristão não deve impor a atuação artística apenas ao âmbito religioso, mas deve espalhar e proclamar a beleza do Criador ao redor do mundo que jaz em trevas.  Por onde o cristão passar a adoração através das artes deve ser liberada e o impacto dessa expressão trará revelação do Senhor e do evangelho pois foi produzida para exaltá-lo.

Muitos cristãos passam tempo demais tentando “converter” e adaptar as artes encontradas nesse século. Investimos esforços para “incluir” o modelo mundano artístico e fazê-lo apto para ser usado na igreja e trazer uma conotação “santificada” a ele, mas creio de forma diferente sobre essa questão.


Publicidade

Creio que Deus nos deu a criatividade suficiente para reproduzir o que O agrade e não precisamos ser influenciados por esse século para produzir nada, pelo contrário, creio que cristãos devem ser precursores desse caminho e influenciar esse mundo, revelando as suas obras fundamentadas em Cristo.

Somos totalmente capazes por meio do Espirito Santo para executar obras incríveis e genuinamente refletoras da cultura do Céu. Nossa mensagem é poderosa!

“O mensageiro ímpio tropeça em sua própria malignidade, mas o emissário digno de confiança apresenta a salvação.” – PV 13:17

Para compreender melhor o que penso a respeito disso, precisamos entender que somos um ser completo e integral e não devemos fracionar o nosso caráter.

 Se somos cristãos perante a igreja também devemos ser perante os incrédulos e revelar a Glória de Deus através de nosso atos. Se somos artistas cristãos toda obra que produzimos deve apontar para Cristo, mesmo sem citá-lo verbalmente e mesmo que essa arte seja manifestada fora das quatro paredes da igreja.

“Bendizei ao senhor todas as suas obras em todos os lugar do seu domínio eterno! Bendize ao Senhor, ó minha alma!” – Sl 103:22

Devemos produzir e apreciar aquilo que agrada ao Senhor. A parte criativa de nossas vidas deve ser submetida a Cristo e deixar fluir de nós a arte que exalte a Beleza de sua Santidade.

“Dai ao Senhor a glória devida ao Seu nome, adorai ao Senhor na beleza de sua santidade! – Sl 29:2

Conclusão

Para encerrar esse artigo, escolhi o trecho final do livro de Francis A. Schaeffer- A Arte e a Bíblia o qual recomendo a leitura e que resume o cerne do meu sentimento sobre a arte e o propósito de Deus.

O trecho diz assim:

“Nenhuma obra de arte é mais importante que a própria vida do cristão e todo cristão deve se preocupar em ser um artista nesse sentido. Ele pode não ter o dom da escrita, nem da composição, ou do canto, mas toda pessoa tem o dom da criatividade no que diz a respeito à forma como vive a sua vida. Nesse sentido, a vida do cristão deve ser uma obra de arte. A vida do cristão deve ser algo verdadeiro e belo em meio a um mundo perdido e desesperado.”


Conheça o projeto Iluztrando Salmos. Acesse o Instagram da Lis Camargo e confira! @iluztrandovida

Convidado

Deixe uma resposta

1 × cinco =