Piedade – Um Estilo De Vida

Piedade – Um Estilo De Vida

Piedade - Um Estilo De Vida

Material base: A Prática Da Piedade

Introdução:

Primeiramente, a palavra Piedade é traduzida do latim e, na maioria das interpretações, tem o sentido de 1. Amor e respeito às coisas religiosas; Religiosidade; Devoção. A Palavra também pode ser encontrada com o sentido de 2. Compaixão. Aqui, analisaremos a palavra com base na visão do escritor Lewis Bayly, que faz a leitura seguindo o primeiro sentido expresso.

Seguidamente, para Bayly, a piedade é essencial para vida de um cristão. Deve servir como diretriz para todo aquele que deseja um coração verdadeiramente voltado a Deus. Segundo ele, a prática da piedade pode ser resumida em três pontos comportamentais fundamentais, e veremos cada um deles abaixo.

Conhecer a essência de Deus

Acima de tudo e antes de mais nada, Bayly aponta a necessidade que há em conhecer a essência de Deus. O autor é ainda mais pontual ao indicar como isso deve ser feito.

Para conhecer a essência do Senhor, precisamos considerar:

  • O seu diversificado modo de ser

Nas próprias palavras do autor: “Há três pessoas divinas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Essas três Pessoas não são substâncias diversas, mas três substâncias distintas; ou três modelos de ser, de uma e a mesma substância e essência divina, de maneira que uma Pessoa da Divindade é um entendimento individual e uma subsistência incomunicável, vivendo de si mesma, e não sustentada por outra.”

Sendo assim, devemos ter conhecimento da essência de Deus em sua plenitude, considerando a diversidade estabelecida por Pai, Filho e Espírito.


Publicidade

  • Atributos do Senhor

A Palavra de Deus nos apresenta alguns atributos do Criador, considerando a nossa fraqueza e limitação de conhecimento. Esses atributos são descrições da Sua essência.

Os atributos podem ser divididos em Nominais, que representam a essência de Deus, as Pessoas na essência e as obras essenciais, e Reais, que são divididos em absolutos e relativos, sendo que um dos atributos não podem se ajustar a nenhuma criatura e o outro que tem relação com as criaturas, respectivamente.

Conhecer a si mesmo

Assim como no tópico acima, há dois pontos que devem ser considerados aqui. Podemos dividir a nossa existência em duas partes, e são elas que cominam na divisão citada. São elas:

  • Nosso estado natural de corrupção

Somos naturalmente condenados à morte eterna, desde antes do nosso nascimento. Isso é uma consequência do pecado original de Adão e Eva.

Adão e Eva foram proibidos por Deus de uma única e pequena coisa sob promessa de morte. Por acreditarem na palavra do Diabo e desobedecerem a Deus, vivemos hoje as consequências desse pecado.

“Sobre a sua cabeça, a vingança de Deus por seu pecado está pronta para cair sobre você, e sob os seus pés, a boca do inferno está pronta para tragá-lo.”Bayly

Mas há solução.

  • Reconciliação com Deus

O homem piedoso, renovado pela graça de Cristo, é abençoado em vida e na morte.

Ademais, em vida, esse homem é concebido pelo Espírito Santo. Assim a imagem de Deus se renova nele dia após dia. Além disso:

  1. Seus pecados e culpa são levados e perdoados;
  2. É liberto contra a escravidão de Satanás;
  3. Deus o poupa, cuida e protege, e lhe dá o seu Santo Espírito.

“Os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro;

o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal, para apagar da terra a memória deles.

Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações.

O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.” – Salmos 34:15-18

Na sua morte, o homem que vive em piedade é salvo e regenerado. Por isso, verá e viverá com Cristo durante toda a eternidade.

Conhecer essas  condições humana e compreender que elas se referem a você, lhe fará entender uma fração da grandiosidade de Deus e te levará ao próximo ponto de uma vida segundo a piedade.


Publicidade

Glorificar a Deus

Além disso, devemos glorificar o nosso Deus a todo tempo. A nossa vida dever se dedicada a adorá-lo.

Essa adoração conforme a piedade dever ser:

  • Particular;
  • Pública;
  • Com a igreja no Sabbath;
  • Extraordinariamente, com jejum e oração.

Como? Cumprindo as ordenanças do Senhor para cada área da nossa vida, que nos foram dadas pela sua palavra, e através da nossa morte, deixando de viver para nós mesmos e nos entregando completamente a Ele.

Quem não conhece verdadeiramente a Deus, não o adora verdadeiramente.

Conclusão

Por fim, o tema Piedade é muito extenso e profundo, um verdadeiro divisor de águas na vida de um cristão. Teríamos assuntos aqui para dissertar por horas, mas temos limitações que não nos permitem. Por isso, deixo aqui o meu incentivo a você: leia “A Prática Da Piedade” de Lewis Bayly. Dessa forma, esse livro aborda os tópicos aqui citados com profundidade e riqueza de detalhes, apontando textos bíblicos que foram tomados como base e que comprovam a veracidade daquilo que foi dito.

Aqui na nossa loja você encontrará esse e outros livros excelentes para aprofundar os seus estudos sobre a piedade.


Não deixe de conferir os outros artigos disponíveis no nosso blog que te auxiliaram no crescimento espiritual e caminhada cristã. Confira também a nossa loja para ter acesso a livros cristãos sobre diversos temas!

Deus lhe abençoe e tenham uma vida dedicada à piedade, conforme a vontade do seu Pai!

Convidado

Deixe uma resposta

dois + 20 =