Cosmovisão

Cosmovisão

Esta é uma palavra que vem sendo muita usada atualmente, ou estamos dando mais atenção a ela. Se você nunca pensou sobre isso, devia se atentar, porque todos nós temos uma cosmovisão, tendo consciência disso ou não. Quem nunca se perguntou, ou refletiu sobre sua vida? Por que escolhe o que escolhe? Faz o que faz? Como você leva sua vida? Descobrindo sua cosmovisão você terá respostas para estas e mais perguntas. O maior problema não é descobrir sua cosmovisão, mas se você como um cristão tem uma cosmovisão baseada na Bíblia. Será que realmente temos uma cosmovisão cristã?

Cosmovisão? O que é?

É a visão que temos do mundo e da vida. É um conjunto de crenças e pressupostos, que guiam nossa vida.

Philip Ryken diz: “Uma cosmovisão é às vezes comparada com um par de óculos, mas talvez nossos próprios olhos sejam uma analogia melhor. Quando foi a última vez que você reparou em que estava olhando? Nós nem pensamos a repeito de ver, nós simplesmente vemos e vemos o tempo todo. Semelhantemente, mesmo se nunca pensarmos sobre cosmovisão, nós ainda vemos tudo por meio dela e assim aplicamos nossa visão das coisas no modo em que vivemos” (Ryken, p.38, 2015).

O que Ryken quer dizer é que muitos não pensam sobre sua cosmovisão, não analisam sobre como elas veem o mundo e a vida, mas vivem por meio dela mesmo assim. A questão é que nós como cristãos não podemos ser negligentes a este ponto. Temos que identificar nossa cosmovisão e moldá-la aos parâmetros bíblicos. 

“Cosmovisões surgem de nossa atitude diante da vida, de nosso conhecimento da vida e de toda a nossa estrutura mental. Portanto, uma cosmovisão é mais profunda do que a filosofia ou a ciência, a filosofia e a ciência são, na verdade, construídas sobre a base da cosmovisão que as pessoas têm” (Goheen, p.37, 2016).

Então, com isso, tudo o que vamos fazer, escolher, desenvolver, opiniões que temos, é baseada em nossa cosmovisão.

Wolters diz: “A nossa cosmovisão atua como um guia para a nossa vida. Uma cosmovisão, mesmo quando é meio inconsciente e inarticulada, atua como uma bússola ou um mapa. Ela nos orienta no mundo em geral, nos dá uma noção do que é positivo ou negativo, do que é certo ou errado na confusão de acontecimentos e fenômenos que nos confrontam” (Wolters, p.16, 2019).


Publicidade

Como ter uma Cosmovisão Cristã? Por onde começo?

É de extrema importância que todos nós cristãos tenhamos uma cosmovisão cristã, verdadeira e completa, não só quando estamos na Internet, discutindo algum assunto, ou assistindo filme, mas em todo momento. O triste é que tem muitos cristãos supondo que tem uma cosmovisão cristã, mais estão muito longe disso. Por isso, quero propor um caminho para que comecemos a moldar nossa cosmovisão com a Bíblia, e isto consiste em ter uma boa compreensão da Criação, Queda, Redenção e a Glorificação ou como alguns dizem Consumação, os quatro pilares da Teologia Bíblica.

Criação diz sobre como o mundo foi criado, como Deus nos criou e para que nos criou. 

Queda diz sobre a humanidade que caiu e que temos uma natureza má que deseja somente o mal. 

Redenção diz sobre o Deus que enviou seu Filho para que fossemos salvos de nós mesmos (natureza caída)  e do juízo eterno, e somente através dele é que somos salvos sem mérito nenhum. 

E a Glorificação ou Consumação diz sobre que Jesus virá novamente para levar consigo sua igreja, e temos um lar junto a Ele nos esperando, com isso somos somente peregrinos neste mundo. 

Esses quatro pilares devem nortear a vida dos cristãos, ter uma boa compreensão destes pilares levará a nós termos uma cosmovisão cristã verdadeira.

Conclusão

No entanto, Ryken diz: “A maioria dos cristãos não tem uma cosmovisão cristã. A razão pela qual a igreja não exerce uma influência transformadora na nossa cultura é que não sabemos e não vivemos uma cosmovisão baseada na Bíblia, cristocêntrica, com o poder do Espírito, que glorifica a Deus e que nos pertence pela graça” (Ryken, p.40, 2015).

Ryken observa que muitos cristãos não têm uma cosmovisão bíblica e com isso a atuação do cristão e da igreja na sociedade está morrendo. Se nós recusarmos a analisar nossas cosmovisões, ficaremos vulneráveis e seremos influenciados por cosmovisões que estão presente em nossa cultura ao nosso redor.

Uma cosmovisão cristã deve ser desenvolvida nas crenças básicas das narrativas bíblicas, tornando a compreensão bíblica uma lente em nossos olhos como nosso guia para fazermos escolhas, moldando opiniões sobre determinados assuntos e como vivemos. Só obteremos isto com um bom estudo da Palavra de Deus e sua compreensão. Mas e você, tem uma cosmovisão cristã?

Indicações de leitura:

Convidado

1 comentário até agora

Anderson Ricardo Peraccini Publicado em2:27 PM - 25 de novembro de 2021

Top.
Parabéns

Deixe uma resposta

três × três =