O Pecado Original

O Pecado Original

Pecado Original

Quando falamos sobre pecado original, estamos falando sobre o pecado herdado de Adão:

“Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:17).

Através de Adão o pecado entrou na humanidade e todos pecaram com ele. Podemos ver essa afirmação em Romanos 5:12 “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram”.

Como somos afetados pelo pecado original?

Mesmo que nunca tivéssemos pecado, ainda assim seriamos pecadores diante dos olhos de Deus. Por isso Paulo descreve a nossa situação diante de Deus: “Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados” (Efésios 2:1). Em Romanos 3.23 está escrito: “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”, em Romanos 6:23 encontramos a afirmação de que: “o salário do pecado é a morte”.

O Pecado original afeta toda a humanidade por isso que o salmista diz: “Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe” (Salmos 51:5). O fato de sermos pecadores desde o nascimento demonstra o quanto necessitamos de Deus, da sua graça e misericórdia. Pois, mesmo sendo pecadores, destituídos da glória de Deus, a Bíblia nos diz que mesmo assim ele nos amou:

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8).

A misericórdia de Deus nos alcança

O pecado gera separação, um abismo entre Deus e os homens. Essa barreira não pode ser quebrada pelo homem, somente Deus pode restaurar esse relacionamento. Assim ele o fez, enviando o seu filho amado para morrer por nós. Deus é tão justo quanto justificador. Não deixou o nosso pecado impune, mas exerceu justiça através do sacrifício de Cristo e também providenciou os meios para a salvação.

Assim como o pecado original afetou toda a humanidade e estávamos mortos em nossos delitos e pecados, a graça também nos alcançou, nos livrando das correntes do pecado:

“Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.” (Romanos 5:18,19).


Publicidade

Conclusão

O estudo sobre o pecado original é muito importante. Através dele podemos aprender verdades maravilhosas para a vida do Cristão, conhecer melhor a condição do homem e o grande amor de Deus.

Também podemos aprender sobre o Plano da salvação e ação de Deus em proporcionar os meios para que o homem alcance a salvação, enviando o seu filho amado para morrer, ressuscitar e assim vencer a morte destruindo o seu poder devastador sobre a vida do homem.

Cristo nos libertou do poder da morte, do salário do pecado que herdamos de Adão. Através de um homem todos pecaram, mas também através de um homem foi restabelecido o relacionamento com Deus e recebemos a vida eterna em Cristo.

Mesmo sendo uma doutrina pouco estudada e até mesmo entendida, é necessário aprender mais sobre esse assunto tão importante para a teologia de todos os cristãos. É fundamental conhecer a real situação dos homens e a obra de Cristo para nos libertar e salvar.


Se você deseja se aprofundar cada vez mais em temas que vão impactar a sua vida, você está no lugar certo! Aqui no blog você encontrará diversos artigos sobre vida cristã e teologia. Confira!

Para complementar os seus estudos, encontre os melhores livros sobre cada tema na Livraria Manah Books!

2 Comentários

Jefferson Rocha Publicado em9:18 AM - 15 de julho de 2021

????????????????????????????????

Por que Jesus Teve Que Morrer? | Blog Manah Books Publicado em2:51 PM - 22 de julho de 2021

[…] Em primeiro lugar, vemos que a “morte” neste versículo quer dizer “separação”, estamos separados de Deus espiritualmente, pois Deus é santo e sem pecados. Porém, nós estamos corrompidos, pois, nascemos em pecado. Este é nosso estado original. […]

Deixe uma resposta

três × cinco =