Uma Vida Com Propósitos

Uma Vida Com Propósitos

Uma Vida Com Propósitos

Ao longo da história, muitos se perguntaram se há um propósito para o qual nasceram. É uma pergunta que dificilmente tem resposta. Assim, as pessoas ficam sem direção e se perdem do caminho, sem saber aonde ir e nem o que fazer. Eu mesma me questionei muitas vezes o motivo de eu estar aqui na Terra.

Quando comecei a trabalhar na Manah Books, me deparei com o livro “Uma Vida Com Propósitos”, do pastor Rick Warren. Minha curiosidade sobre o que continha essas páginas, me deixou ansiosa. Investigando mais sobre ele, descobri ser uns dos mais vendidos. Imagino porque querem respostas para essa dúvida.

O Conteúdo

O livro Uma Vida Com Propósitos começa com a afirmação de ser “um guia para uma jornada espiritual de 40 dias, que o capacitará a descobrir a resposta à mais importante indagação da vida: Afinal de contas, para que estou aqui?” Sustentando que o período de 40 dias é o precedente bíblico para a transformação de qualquer um, Warren responde à pergunta dando aos leitores 5 propósitos, cada um com seu respectivo capítulo:

  1. Você foi planejado para agradar a Deus;
  2. Você foi formado para fazer parte da família de Deus;
  3. Você foi criado para se tornar semelhante a Cristo;
  4. Você foi moldado para servir a Deus;
  5. Você foi feito para uma missão.

Tendo isso como base, o pastor avança diligentemente pelas suas 5 áreas de propósito, demostrando os benefícios de viver com esses objetivos em mente para examinar suas ações e, em casos necessários, mudá-las.

Desde o começo, me perguntava o que aconteceria no dia 43 da minha transformação (pois ele entrega mais duas reflexões de bônus), mas Warren foi conciso: “A Bíblia deixa claro que Deus considera espiritualmente o período de 40 dias. Sempre que desejou preparar alguém para seus propósitos, Deus usou 40 dias”. Para isso, deu exemplos como o de Noé, Moisés, os 12 espiões, Davi, entre outros.

A conclusão que tem o autor é que esse método é o favorito de Deus para ocorrer mudanças na vida de seus filhos. Porém, Deus não usa constantemente esse programa na Bíblia. Consideremos alguns dos exemplos que cita o autor: o dilúvio não foi um tempo em que Noé descobriu o seu propósito, foi 120 anos antes, quando Deus o mandou construir a arca, os 40 dias que ele estava a bordo da embarcação foram dias de juízo sobre à terra. Os 40 dias que Moisés subiu ao monte também não foram um período de descobrimento de seu propósito, ele já sabia quando Deus falou através da sarça ardente. Sobre os 12 espiões, não se pode tomar como exemplo, pois 10 deles continuaram sem se transformar. Davi não escutou sobre Golias até terminar os 40 dias, eles nem se viram nesse lapso.

No meu ponto de vista, Deus transforma e entrega-lhe o propósito de vida ao seu filho no tempo em que Ele achar melhor. Cada um de nos difere e passa por coisas que o outro não passou, portanto, é difícil pensar em que todos temos o mesmo tempo para descobrimento. Ele nos faz passar por provas e obstáculos para moldar o nosso caráter conforme o prazo que tem para nós. Não podemos mandar Nele e querer que ao finalizar os 40 dias seja obrigatória a nossa mudança.

Para ser mais precisa nesse assunto, posso aclarar mais exemplos que Warren não mencionou: Abraão aprendeu paciência enquanto esperava o filho prometido por Deus- uma espera que durou anos, não 40 dias. Jacó aprendeu humildade e confiar em Deus em uma só noite ao lutar com um anjo. José foi encarcerado por anos após trabalhar como escravo antes de ser governador do Egito. A vida de Paulo transformou-se em só uns minutos quando ficou cego ao falar com Deus.

Em todos esses casos, Deus utilizou a tempo requerido em cada um deles de acordo ao propósito que Ele preparara.

O livro Uma Vida Com Propósito quer responder à pergunta pela qual milhões de pessoas lutam até hoje: qual é o teu propósito na vida? Rick Warren foi corajoso ao escrever esse tema. Um tema que raramente é respondido e que muitos filósofos ou estudiosos da Bíblia não tem resposta. Embora, na minha opinião, não chega a responder aos 100% essa incerteza, chega bem perto. Outro ponto a seu favor, é que ele sustenta que somente a Palavra de Deus pode revelar o verdadeiro propósito de sua vida, denunciando qualquer perspectiva de autoajuda. Por esse motivo, refere-se a mais de 1.200  versículos bíblicos apontando-nos o real sentido da vida. Warren conseguiu o que poucos são capazes de fazer: produzir um livro relevante para a comunidade cristã, que seja fácil de ler e entender.

Conclusão

É uma excelente oportunidade para aprender porque estamos na Terra, porem é um livro para se ler com discernimento e compreensão através de Deus.

Sempre se questione sobre aquilo que se está falando e não tenha medo de errar, porque não viemos a este mundo para vivermos como pessoas “comuns”, mas sim porque Deus nos têm preparado para algo maior e desconhecido, uma missão que alimenta a alma e nos dá energia para continuar vivendo

Ao decorrer do livro, você se deparará com uma série de reflexões que o ajudarão a descobrir o propósito pelo qual você nasceu. Qual o significado da vida? Você não está vivo por acidente. Muito antes de o universo ser criado e muito antes de nascer, Deus planejou um propósito para você. Seu objetivo de vida vai muito além do pouco tempo que passamos aqui na Terra. Você foi criado para viver ao lado de Deus.


Não deixe de conhecer as outras resenhas de livros tão conhecidos no meio cristão. Aqui no Blog Manah Books, você encontrará o melhor conteúdo para a sua vida espiritual. Fique conosco!


Conteúdo desenvolvido por Stephanie Lara.

Convidado

1 comentário até agora

Geisy Publicado em11:12 PM - 16 de maio de 2021

Glória a Deus…Ótimo texto

Deixe uma resposta

16 − catorze =