Riqueza E Prosperidade À Luz Da Bíblia

Riqueza E Prosperidade À Luz Da Bíblia

Quando se fala em riqueza e prosperidade, corremos o risco de ir para dois extremos, pois teremos algumas pessoas que vão abominar o almejo de alguns há ganhar muito dinheiro, e desta forma vão demonizar este anseio. Por outro lado, vamos ter aqueles, que só falam sobre isso, de buscar, conquistar e se empenhar há ganhar mais e mais dinheiro, e até alguns “pregadores” e algumas “igrejas”, que seguem esta linha que só buscam a riqueza. No entanto, será que tem como sermos equilibrados nesta área de nossa vida? E digo que sim, pois a quando temos uma compreensão bíblica saudável sobre este assunto, teremos uma visão financeira totalmente equilibrada. 

A Bíblia e o Dinheiro

A Bíblia vai dizer que o problema é o desejo excessivo pela riqueza, por causar muitas consequências, e não nos trará satisfação. E o querer ser rico não deve ser a prioridade do cristão. Então a busca excessiva pela riqueza, de forma inevitável irá nos fazer amar o dinheiro, é esse amor ao dinheiro que é a raiz de todos os males, veja, o problema não está no dinheiro, mais sim, o amor no mesmo.

“Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos”. – 1 Timóteo 6.9-10

Em seu livro “O que a Bíblia fala sobre dinheiro” Augustus Nicodemos diz:

“Lutero disse que Deus de um homem é aquilo que ele mais ama, pois ele o carrega no coração, dorme e acorda com ele, seja o que for, riquezas, ego, prazeres ou popularidade. A melhor forma de fugir dessa tentação é pela generosidade. Dar, contribuir, ofertar, oferecer. É assim que quebramos o poder que o dinheiro exerce sobre nós” – Nicodemos, p.18, 2021

Mas enfim, é errado ser rico?

Não, o ser rico não é pecado, quando é conquistado de forma honesta. Pois, vamos ver na Bíblia vários homens que foram ricos em sua época exemplo como: Abraão, Jó e Salomão. Claro que, no final eles reconheceram que a riqueza em si não traz satisfação (Eclesiastes 5.10).


Publicidade

Porém, a riqueza ela tem muito suas vantagens, e suas responsabilidades, pois como foi dito antes, devemos ser generosos, contribuir com a igreja, contribuir com o reino de Deus e ajudar sem nenhuma pretensão o nosso próximo. A bíblia diz que nós como cristão devemos viver para a glória de Deus, para glorificá-lo, e nossa vida financeira também faz parte disso. Se Deus nos capacitou, para que possemos ganhar muito dinheiro, devemos usá-lo para glorificar seu nome, e não com atos egoístas. A riqueza na vida do cristão deve ser acompanhada de generosidade, pois senão corremos um alto risco de nosso dinheiro virar um deus em nossas vidas.

Conclusão

Por fim, concluo dizendo que o problema não está no dinheiro(riqueza) em si, mais sim o problema está em nós, e como manuseamos ele. Claro que a Bíblia irá nos alertar sobre o contentamento, e que quando buscamos o Reino de Deus, em tudo o que precisamos seremos supridos (Lucas 12. 29-31). Contudo, se trabalhamos para glorificar a Deus, claro que provavelmente cresceremos em nossa carreira por fazermos um trabalho excelente e com isso poderemos alcançar a riqueza.

A questão é por que almejamos a riqueza?

Deus Abençoe!


Indicação de Livros:

O que a Bíblia fala sobre Dinheiro – Augustus Nicodemos

Vivendo na luz do Dinheiro, Sexo e Poder – John Piper

Convidado

Deixe uma resposta

dezesseis − três =