Pecado De Estimação

Pecado De Estimação

O Que É O Pecado De Estimação?

Os pecados de estimação são assim chamados, pois, como um animal de estimação, nos acompanham há anos e são alimentados por nós diariamente. Não importa quantas orações de arrependimento tenhamos feito, eles sempre voltam. Os pecados de estimação possuem raízes na idolatria, surgindo quando passamos a adorar outras coisas ao invés do criador, como, por exemplo, trabalho, relacionamentos, poder, controle, prazeres, imagem, etc.

Com o passar dos anos, tais pecados vão se tornando confortáveis para nós. Por não conseguirmos nos livrar deles verdadeiramente, tendemos a escondê-los atrás da vergonha e do orgulho, tornando-nos cada vez mais insensíveis aos seus estragos.

O Que Pode Ser Um Pecado De Estimação?

Todo e qualquer pecado pode se tornar um pecado de estimação. Tudo aquilo que é contrário ao caráter de Jesus e à palavra de Deus, desde pensamentos até ações.

Alguns exemplos são: mentira, inveja, gula, avareza, orgulho, ira, idolatria, imoralidade sexual (masturbação, pornografia, fornicação, etc.), preguiça, ingratidão, lascívia, autopiedade, feitiçaria, heresia, palavras torpes e palavrões, homicídio, violência, falso testemunho, roubo, planejar maldade contra o próximo, amargura, calúnia, murmuração e reclamação, hipocrisia, negligência aos necessitados, culpa falsa não eliminada, irresponsabilidade e muitos outros.

Como Vencer Os Pecados De Estimação?

Confesse seu pecado

Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. (Tiago 5:16)

Primeiramente, precisamos reconhecer nosso pecado e confessá-lo, tanto ao Senhor, quanto aos homens (alguma pessoa de confiança e madura na fé). Quando confessamos um pecado trazemos nossos erros à luz e, a partir disso, paramos de alimentá-los com a vergonha e orgulho. No entanto, a confissão deve ser acompanhada de arrependimento genuíno para haver verdadeira mudança.


Publicidade

Volte ao centro

Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. (Romanos 8:37)

Como já comentado, os pecados de estimação são enraizados na idolatria. Sendo assim, a fim de cortar o mal pela raiz, é preciso voltar ao centro do evangelho: amar a Deus acima de todas as coisas e entender o amor e a obra redentora de Jesus na cruz do calvário. Além disso, é preciso ter em mente que o Senhor já nos concedeu a vitória na luta contra o pecado, logo, tudo o que precisamos é dar um passo em direção a Cristo, saindo da nossa zona de conforto e tomando as decisões necessárias para nos livrarmos da escravidão do pecado.

Renove sua mente e mude seus hábitos

Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. (Efésios 4:22-24)

Nossa vida com Deus exige santidade e nossos princípios e valores devem ser inegociáveis. Somos cristãos vivendo no mundo, portanto, devemos sempre estar em vigília e oração para não cairmos em tentação.

A vida com Deus é um constante caminhar, assim como a busca pela santidade. Portanto, seguindo as palavras de Cristo, precisamos tomar cuidado com aquilo que colocamos diante dos nossos olhos (Mateus 6;22), o que fazemos com nossas mãos os lugares nos quais colocamos nossos pés (Mateus 5;30). Séries e filmes que assistimos, músicas que ouvimos, conversas que participamos e os pensamentos que compartilhamos possuem grande influência no nosso estilo de vida. Será que seu pecado de estimação é alimentado por algum programa de televisão? Ou então por algum aplicativo no celular? As conversas que você tem participado te ajudam a vencer o pecado ou só te fazem cair em tentação? As pessoas com quem você convive buscam a santidade?

Erradicar um pecado de estimação não é fácil, pois exige de nós coragem e determinação. No entanto, não estamos sozinhos nesta luta. Teremos sempre a ajuda do Espírito Santo e da Igreja de Cristo para nos ajudar a trilhar o caminho da santidade. Tome hoje a decisão de mudar e desfrute da liberdade que Cristo conquistou para nós.


Encontre mais artigos sobre a vida cristã clicando aqui. Além disso, acesse o nosso site e garanta também os melhores livros sobre o tema!

Convidado

Deixe uma resposta

dezenove − dez =