O Silêncio De Deus

O Silêncio De Deus

Silêncio de Deus

Há vários anos estava assistindo uma pregação do pastor Charles Stanley sobre o que acontece conosco e à nossa volta durante o período do silêncio de Deus. Por mais que oremos por alguma cura ou pedimos alguma direção ou mudança no momento de nossa luta, sentimos desespero ao pensar que Ele não nos escutou, seja por acreditarmos que nos esqueceu ou que não nos ama o suficiente.

Me pareceu interessante a visão do pastor sobre o silêncio de Deus. Ele  não se culpa nem se enfurece com o Senhor, somente confia em que Ele responderá no devido tempo. Por isso, gostaria de escrever alguns pontos da perspectiva que ele menciona na sua pregação.

Você e o silêncio de Deus

Como você reage quando Deus não te dá resposta? Já ficou bravo com Ele? Você realmente pensa que Deus não está interessado? De verdade pensa que Ele está longe de você? Para nós, como seres humanos que desejam tudo para hoje, é difícil aceitar o silêncio de Deus, especialmente se estamos passando por uma situação difícil, isso é muito desalentador. Porém, Deus sempre tem algum propósito, embora seja desconhecido a nós.

O pastor Stanley menciona algo que realmente achei importante:

“Há dimensões do silêncio de Deus que são muito boas, e mesmo vendo coisas que nos perturbam, nos impacientam e nos fazem questionar muito sobre Deus, ainda assim é muito bom. No entanto, se estou somente interessado Nele para responder às minhas orações, meus desejos e minhas solicitações, perderei as bençãos que obterei à luz da sua vontade para a minha vida”.

Não devemos duvidar que as intenções que Deus tem para nós, são adequadas e corretas. Ele jamais desejará o nosso mal, e sim que sejamos mais fortes para conquistar as provas que enfrentaremos. O que Deus busca em nós é uma relação de intimidade e amizade, e não de interesse, portanto, não busque se aproximar dEle para suprir todas as suas necessidades para depois ignorá-lo em momentos de tranquilidade, procure confiar em Deus em todos os âmbitos de sua vida.

Razões do silêncio de Deus

Para descobrir qual o propósito do silêncio de Deus, é necessário compreender as suas razões e o como deve ser nossa reação perante esse acontecimento. Veja a seguir, o ponto de vista do pastor Stanley (e de passagem, o meu também) em detrimento desse ponto.

Chamar nossa atenção

Deus não está sujeito a nossas ordens, a que venha somente se o chamo e a aparecer quando quero. Ele é o soberano do Universo, é quem controla tudo (1 Crônicas 29.11). Assim, Ele tende a atuar em nossa vida para chamar nossa atenção (Provérbios 5:7) e para consegui-lo, guarda silencio.

Ensinar-nos a confiar Nele

Quando Deus se cala, isso não significa que Deus não está interessado (Mateus 10:29-31), Deus lhe abandonou (Salmos 139:7-8) e não tem solução (1 João 4:4).

Aprendamos a confiar no seu silêncio. Ele não mudou, não esta inativo (Romanos 8:28) e está sim, escutando. Temos que estar em uma relação sem condições e amá-lo porque é Deus.

Devemos desenvolver intimidade com Deus

Devemos objetivar ter uma relação muito profunda com o Senhor, e devemos querer mais além de que ele atenda às nossas necessidades, mas que estejamos em total comunhão com ele. (1 João 5:14) (João 8:47).

Nossa fé está sendo provada

Muitas vezes encontraremos Deus calado em momentos de provas complicadas ou em decisões difíceis. É importante salientar que quando Deus entende que o momento certo da prova chegou, é porque nos enxerga com a maturidade necessária para enfrentá-la. (1 Corintios 10.13)


Publicidade

Como devemos reagir frente ao silêncio de Deus:

  • Perguntando a Deus por quê?:

Muitos acreditam que não se pode questionar a Deus, mas isso é falso. Ele não ficará bravo nem nos castigará. Jesus também perguntou a seu Pai no momento da crucifixão porque o abandonou (Mateus 27: 46); Davi no momento de sua aflição questionou a Deus (Salmos 10:1) (Salmos 22:1); Jó se perguntava porque tinha que passar por essa grande dor (Jó 7:20).  O Senhor nos conhece muito bem e compreende o motivo dos nossos porquês.

  • Lembrando que seu silêncio não quer dizer que está inativo:

O Senhor é bom, misericordioso, amoroso e de personalidade infinita, e seu silêncio significa que está fazendo algo bom em nós (Mateus 10:29-31) (Salmos 139:7-8) (1 João 4:4).

  • Salmo 46.10:

“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra”. Como deve ser a nossa reação? Sem mostrar braveza, nem duvida, nem temor, nem frustração, nem ansiedade.

  • Confiando Nele com quietude:

Devemos reagir com tranquilidade (Lamentações 3:25-26), confiando em Deus e sabendo que no silêncio de Deus, Ele faz coisas muito boas em nós. Que no tempo certo, tudo que nos afetou ou preocupou, Deus o confrontará, pois, assim o prometeu.

  • Lendo a Palavra de Deus:

Um bom começo para a busca de Deus em total tranquilidade é lendo os Salmos desde o capítulo 1, para estar pronto a ouvir a sua voz. E mesmo sem escutar o seu falar, o Espirito Santo lhe explicará os versículos a seu coração.

  • Continuando em oração:

Se Deus seguir calado, permaneça orando (1 Tessalonicenses 5:16-18) e observaremos que o silêncio se quebra, ocasionalmente, ao instante de confiar plenamente Nele.

Conclusão

Acontece frequentemente que esperamos que a presença de Deus em nossas vidas seja constantemente percebida como um som estrondoso, como o rugido do mar ou a explosão de um vulcão. Na verdade, toda a natureza treme diante de Sua Presença, mas há momentos em que Deus não usa nenhuma dessas manifestações para se fazer sentir ou ouvir.

Oremos e nos deixemos ser corrigidos e amados por Deus quando não o ouvimos nem o percebemos em nossa necessidade; confiemos Nele que preza sempre  pelo nosso bem-estar e, antes de tudo, não tema o silêncio de Deus.


Confira outros artigos do nosso blog. Trabalhamos diversos temas para o seu desenvolvimento espiritual!


Conteúdo desenvolvido por Stephanie Lara.

Convidado

2 Comentários

Geisy Publicado em11:05 PM - 16 de maio de 2021

Excelente texto parabéns… O silencio de Deus nos permite sermos moldados.

Nathalia Publicado em2:02 AM - 10 de julho de 2023

Que coisa… estou vivendo a angústia e a dificuldade do silêncio de Deus nesse momento da minha vida. Busquei por esse tema no Google e achei esse texto. Venho lendo a Bíblia em sequência e estou justamente em Salmos…
Apesar de não saber o que fazer, para onde ir e o que Ele quer disso tudo, eu sinto a Sua presença ao meu lado.

Deixe uma resposta

nove + 6 =