Liturgia Do Ordinário – Como Deus Se Faz Presente?

Liturgia Do Ordinário – Como Deus Se Faz Presente?

Liturgia Do Ordinário

A obra Liturgia do Ordinário, escrita por Tish H. Warren, mestre em teologia e membro da igreja Anglicana da América do Norte, publicada originalmente em 2016, faz um paralelo entre a liturgia (elementos e práticas que fazem parte de um culto) e os pequenos hábitos que formam a nossa rotina.

         Tish discorre sobre de que maneira podemos encontrar Deus nas pequenas coisas do nosso dia a dia, como escovar os dentes, arrumar a cama, brigar com o marido, ligar para uma amiga, tomar um chá e se preparar para dormir.

         Warren escreve de maneira fluida, partindo de uma narrativa franca a fim de nos ensinar lições valiosas que aprendeu ao longo de sua vida. As 224 páginas amareladas são divididas em 11 capítulos, cada um referente a uma atividade rotineira, nos mostrando que não há separação entre sagrado e secular, mas que somos chamados a sermos cristãos em tempo integral, podendo adorar a Deus e nos conectarmos com ele nas coisas mais simples, mas também nas mais inesperadas.

         Além disso, no final de cada capítulo é possível encontrar várias perguntas para reflexão e práticas sugeridas, ferramentas extremamente poderosas para mudar nossa forma de ver e viver o cotidiano.

Hábitos que delineiam nossa vida

         Annie Dillard disse “obviamente, como passamos nosso dia é como passamos as nossas vidas”. Norteada por esse princípio, a autora nos desperta para aquilo que está oculto aos nossos olhos: nossos hábitos diários nos moldam e nos formam, revelam o que amamos e o que adoramos.

         Um exemplo disso é o escovar os dentes. Fomos ensinados a cuidar dos nossos dentes todos os dias, uma vez que estarão conosco durante toda a vida e, se não bem cuidados, poderão nos trazer problemas. Esse hábito nos ensina a importância de cuidar do corpo que nos foi dado por Deus, pois essa é uma forma de adoração, mas também nos mostra um princípio mais profundo: a necessidade da repetição em nossos dias. Da mesma forma que repetimos esse hábito várias vezes, devemos também repetir hábitos espirituais, como a oração, a leitura bíblica e a contemplação do Senhor.

         De maneira franca e vulnerável, Tish expõe sua vida diária, seus defeitos, falhas, pecados e pensamentos. Ela expõe a vida como ela é: raiva, frustração, prazer, alegria, medo e tantas outras emoções comuns ao ser humano e, a partir disso, nos mostra como podemos encontrar Deus e aprender algo novo com cada situação.


Publicidade

Por que ler Liturgia do Ordinário?

         Esta obra desperta em nós uma nova maneira de enxergar o ordinário. Confesso que, ao receber este livro em mãos, fiquei instigada a ver como Deus poderia estar presente a cada passo do meu dia e como tudo se convertia em adoração a Ele. Muito mais do que isso, este livro me permitiu enxergar um Jesus mais humano e um Deus mais presente.

         É preciso ter em mente que a autora faz o paralelo entre o culto e a rotina a partir da liturgia praticada na igreja Anglicana da América do Norte, o que pode diferir em vários aspectos com as igrejas brasileiras, no entanto, isso não prejudica o entendimento da obra. O exemplar é bem organizado, os capítulos não são demasiadamente longos, podendo ser indicado para jovens, adultos e idosos, sendo também uma ótima opção para dar de presente ou estudar e debater com um grupo de amigos.  O quanto do nosso dia nos revela Deus? Como podemos encontrá-lo em momentos como ficar preso em um engarrafamento ou perder as chaves do carro? Falamos tanto sobre encontrar Deus na dor e na alegria que muitas vezes nos esquecemos de que Ele também está ali ao respondermos um e-mail ou ligarmos para um amigo.


Veja outros artigos de Maria Eduarda. Clique aqui!

Convidado

Deixe uma resposta

7 − dois =