Filosofia Cristã E Fé

Filosofia Cristã E Fé

Filosofia Cristã

A filosofia, por vezes, tem um relacionamento de amor e ódio com a fé cristã e com a teologia. Alguns veem a filosofia como aliada da teologia, pelo fato de ajudar na tarefa de formular argumentos para a defesa da fé cristã. O filósofo grego Platão, definiu a filosofia como a “busca da sabedoria”. Nesse sentido, com o passar do tempo, a filosofia começou se atentar mais para a busca do uso da razão humana, para compreender o significado da vida. A teologia, é vista como tendo a tentativa de expor o conhecimento de Deus por sua revelação.

A Fé E A Razão

No entanto, um dos debates entre a teologia e a filosofia é entre a fé e a razão. Será que a fé na revelação de Deus e a razão se opõe?

Alister Mcgrath vai dizer que às vezes se comete alguns erros quando falamos sobre fé:

“O primeiro é pensar que fé é uma palavra caracteristicamente religiosa e que em nada se relaciona com a vida cotidiana. O segundo é presumir que a fé não tem relação nenhuma com o conhecimento, que os dois constituem categorias de percepção e assentimento totalmente distintas” (Mcgrath, p.37, 2018)

O que Mcgrath diz que em nossa vida cotidiana nos obriga a ir além do que sabemos e isso requer o exercício da fé. Muitas vezes temos que confiar em algo que não temos certeza, por exemplo, você se senta em uma cadeira, mas não tem certeza que ela não irá quebrar, e com isso te derrubar no chão. Da mesma forma, terá que confiar em quem a projetou, sem ter visto como ele a fez. Nossos atos de fé e confiança agem de forma interligadas com nossa razão e conhecimento. Como vemos a fé e a razão não são inimigas e desta forma veremos sobre, como alguns chamaram, filosofia cristã.


Publicidade

O que é Filosofia Cristã?

A filosofia cristã é um apanhado de ideias baseadas nos ensinamentos de Jesus Cristo. Assim, é uma corrente do pensamento filosófico, que procura conciliar a razão e a fé cristã. Eles procuram explicar a existência de Deus por meio da ciência. Do mesmo modo, a filosofia cristã tenta comprovar a fé tendo a razão como auxílio.

Esta linha de pensamento filosófico emprega a metafísica grega e a ciência para defender a existência de Deus. Os primeiros pensadores sobre filosofia cristã foram:

  • Apostolo Paulo;
  • Apostolo João;
  • Sto. Ambrósio;
  • Santo Eusébio;
  • Santo Agostinho;
  • E São Tomaz de Aquino.

As pregações do apóstolo Paulo são consideradas os primeiros passos para a concretização da filosofia cristã. Dessa forma, ele defendia que a mensagem cristã é universal, e com isso, as mensagens de Jesus Cristo não eram dirigidas somente para os judeus. Então o cristianismo se espalhou de uma forma extremamente rápida e, com isso, os fiéis se encontravam regularmente para práticas religiosas. Esses fiéis que se tornaram comunidades, eram chamados de ecclesia, o termo grego para igreja. Porém, as práticas religiosas não eram semelhantes entre as comunidades, então a filosofia cristã foi usada para a unificação dessas práticas.

Filosofia Cristã Medieval

A filosofia cristã medieval, em seu primeiro período, vai do século II ao VIII. Esta, conhecida como “patrística”, tem como seu expoente o Santo Agostinho.

A patrística procurou unificar as doutrinas cristãs e as bases filosóficas já desenvolvidas, “filosofia grega clássica”. Assim, o pensamento filosófico grego a cerca da razão se torna um instrumento para a justificação pela fé.

Chamada de “escolástica”, a filosofia cristã do século IX ao XV teve como propulsor São Tomás de Aquino, que usa a lógica como ferramenta, como princípio de fé. Ele constrói bases lógicas para a fé cristã, partindo das provas da existência de Deus. Portanto, o saber religioso é um saber lógico e racional também.


Publicidade

As principais áreas da Filosofia Cristã:

  • Separação entre material-corporal e espiritual-corporal;
  • Deus e o mundo são separados;
  • A santíssima Trindade;
  • A verdade está nas Escrituras (Bíblia Sagrada);
  • Há no mundo reino espiritual: anjos, serafins, etc.;
  • A providência divina governa tudo;
  • É preciso crer em Cristo para ser santificado;
  • O mal é identifica como demônio;
  • Criação do mundo;
  • Ressurreição;
  • Juízo final.

Conclusão

Dessa forma, quero concluir apontando que vemos o quanto a filosofia cristã, ou a fé e a filosofia contribuem para a nossa vida cristã, quanto a razão e o conhecimento solidificam a nossa fé. Quero te encorajar a estudar mais sobre este assunto para podermos compreender de uma forma melhor sobre nossa fé, Deus e Jesus Cristo.

Sugestões De Livros

Relacionamos aqui alguns livros de excelente qualidade para te auxiliar no estudo e aprofundamento no tema.

Confira outros artigos que vão edificar a sua vida e ajudar na caminhada cristã!

Convidado

1 comentário até agora

Geisy Publicado em11:16 PM - 16 de maio de 2021

Perfeito!

Deixe uma resposta

dezenove + 1 =