Devocional Pedindo Ajuda

Devocional Pedindo Ajuda

“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajuda a levantar-se!” – Eclesiastes 4:9-10

Se olharmos para a vida de Jesus, veremos que Ele raramente andava sozinho. Exceto os momentos nos quais se retirava para orar, o Mestre estava sempre na companhia dos seus amigos e seguidores. Até mesmo em seu período de maior aflição, Cristo levou os discípulos consigo.

“Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes então: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo” – Mateus 26; 37 – 38

Aqui, mais uma vez, Jesus nos ensina algo valioso: não devemos passar por aflições sozinhos, podemos e devemos contar com nossos irmãos na fé, não importa o quão difícil ou vergonhosa seja a situação. Ao comunicar sua angústia, o Mestre se mostrou vulnerável para com seus amigos. Ele não buscou parecer forte ou invencível, mas mostrou sua verdadeira situação e pediu que orassem e permanecessem ali com Ele.


Publicidade

A importância da ajuda

Durante nossa vida terrena passaremos por altos e baixos. Em alguns dias estaremos completamente felizes e, em outros, no fundo do poço. Precisamos ter em mente que as amizades não são apenas para os momentos bons, mas também para quando não tivermos nada a oferecer. Pedir ajuda, externar nossos pensamentos e sermos vulneráveis diante de alguém exige coragem. É preciso confiar que a outra pessoa não vai nos julgar, mas que vai nos ouvir, nos amparar e até mesmo nos exortar. Assim, não fomos feitos para viver sozinhos. É preciso ser dois ou mais, pois se um cair, os outros ajudam a levantar.

Ter alguém para quem prestar contas, seja um amigo, um familiar, um discipulador ou um líder, é essencial. Contar com um irmão na fé para caminhar lado a lado, aconselhando, acolhendo e compartilhando é plano do Senhor para nós. No entanto, sair da nossa zona de conforto e buscar encontrar alguém não é fácil. Abrir seu coração sem saber o que a outra pessoa vai pensar ou dizer não é simples. Porém, é necessário.

Conclusão

Caso esteja passando por um mau momento, seja espiritual, familiar, financeiro, de saúde ou emocional, procure ajuda! Escolha alguém e chame esta pessoa para perto, convide-a a fazer parte da sua vida de maneira mais presente. No início, não vai ser fácil, mas depois valerá a pena. Dessa forma, siga os passos de Jesus nisso também, ter um coração como o do Mestre significa ter um coração que sabe quando pedir ajuda e companhia.

Convidado

Deixe uma resposta

dezenove + quinze =