Criatividade No Ordinário

Criatividade No Ordinário

“No princípio Deus criou os céus e a terra.” – Gênesis 1:1

Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, con­for­me a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais ­que se movem rente ao chão”. – Gênesis 1:26

Criatividade: Substantivo feminino que veio do latim creare. Indica capacidade de criar, produzir, inventar coisas novas. Qualidade da pessoa que possui capacidade para realizar inovações onde atua e compor a partir da imaginação.

Sinônimos: criação, originalidade.

Tudo o que vemos é um reflexo da criatividade

Os céus, a terra, os animais, os vales e as montanhas, o sol e a lua, as pessoas… Tudo isso é, originalmente, criação de Deus. Depois vieram os humanos e a tecnologia: edifícios, casas, carros, aviões, navios, cama, caneta, papel, instrumentos musicais, sapatos, computadores, celulares… Dessa forma, tudo ao nosso redor foi, um dia, pensado, projetado e criado, pelo Senhor ou por alguém que Ele capacitou para tal.

Como filhos de Deus, feitos à sua semelhança, temos em nós a capacidade de criar. No entanto, assim como qualquer outra habilidade, a criatividade é algo que deve ser desenvolvida e trabalhada. Mesmo que você não faça parte do âmbito das artes e não tenha criado grandes inovações, a criatividade está presente nas pequenas coisas, seja para escrever um bilhete, fazer um almoço de última hora, combinar novas roupas ou sugerir mudanças no trabalho.

O que é criatividade?

Quando pensamos na palavra criatividade, é muito comum pensarmos em quadros, desenhos, músicas, teatro, livros, filmes, histórias, designes, roupas, culinária, arquitetura, tecnologia, jogos e muitas outras coisas que parecem expressar o processo de criação de forma mais explícita. No entanto, o Senhor derramou a capacidade de criar sobre cada um de nós, para que possamos usá-la para refletir a sua glória. O modo como usaremos a criatividade é uma escolha nossa. Podemos usar a imaginação para planejar coisas boas, que gerem alegria, refúgio e ajudem o próximo, mas também podemos planejar coisas ruins, prejudiciais e causar morte e destruição.

É por meio da criatividade que podemos encontrar soluções para os problemas na empresa, promover ações sociais e arrecadação de fundo para instituições, consertar objetos quebrados, inventar novas receitas, surpreender alguém que você ama, ensinar através de um novo método, etc. Assim, é possível sermos criativos em todas as áreas de atuação: artistas, professores, executivos, empresários, vendedores, trabalhadores do lar, profissionais da saúde, servidores públicos, engenheiros, cozinheiros e muito mais.

Conclusão

Desse modo, ao criarmos novas coisas, nos fazemos semelhantes ao criador. Ao usarmos a criatividade para abençoar aqueles que estão ao nosso redor, glorificamos a Deus.

Em seu dia a dia, busque observar os momentos em que pode ser criativo. Contudo, ore pedindo a Deus que o ajude a inovar, independente de sua área de atuação. Aprecie a criação ao seu redor e se surpreenda com a criatividade presente no ordinário.


Por fim, aqui no nosso blog você encontrará diversos artigos como esse para transformar a sua vida cotidiana. Confira!

Não deixe de ver na nossa loja as melhores opções da literatura cristã para você.

Convidado

Deixe uma resposta

dezessete + dezesseis =