Confiando Em Deus Em Tempos Difíceis

Confiando Em Deus Em Tempos Difíceis

Confiando Em Deus

Texto Romanos 11.33; 36

Todos nós sabemos que devemos confiar em Deus, mas a pergunta é: eu estou confiando em Deus? Confiar no Senhor nos momentos bons é muito fácil, o desafio é confiar quando as coisas começam a dar errado, quando os problemas batem à nossa porta, quando começamos a viver aquilo que não gostaríamos de viver.

São nesses momentos que a nossa confiança é colocada à prova, nesses momentos que colocamos em prática aquilo que aprendemos na teoria. Quando a situação difícil chega, começamos a viver verdadeiramente aquilo que pregamos.

Infelizmente, para muitos cristãos, quando a situação difícil chega, acabam desviando da fé, saindo da presença de Deus, descobrindo que aquela confiança muitas vezes ditas, não tinha raízes, não tinha profundidade e era apenas uma confiança superficial.

Porque devemos confiar em Deus?

1° – Porque os propósitos de Deus são maiores e melhores.

Vs.33 “Ó, profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!”

Paulo termina o capítulo 11 com essa declaração, esse louvor “doxologia” porque ele está impressionado com os propósitos de Deus. Se olharmos o contexto dessa declaração, Paulo está falado sobre o propósito de Deus para a salvação, tanto de Israel quanto dos gentios.

Paulo diz no capítulo 11 e versículo 11 “Novamente pergunto: Acaso tropeçaram para que ficassem caídos? De maneira nenhuma! Ao contrário, por causa da transgressão deles, veio salvação para os gentios, para provocar ciúme em Israel”.

Paulo começa a desvendar parte do propósito de Deus em uma situação que aparentemente só tinha o lado ruim, mas ele começa a perceber que aquilo que era ruim (a queda de Israel) tinha um proposito bom (salvação tanto de Israel como dos gentios).

Muitas vezes não conseguimos enxergar direito aquilo que Deus está fazendo. Paulo nos ensina que até mesmo em momentos ruins, Deus tem propósitos bons. Algumas vezes, temos essa dificuldade em enxergar, porque o conhecimento de Deus e a sua sabedoria são muito maior do que a nossa. Por isso mesmo quando não conseguimos entender precisamos aceitar e confiar.

2° – Porque ele é o criador de todas as coisas.

Vs. 34; 35 “Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? “

Deus é o criador de todas as coisas e somente Ele sabe o que é melhor para a sua criação, nós somos o barro e Ele é o oleiro, pode o barro questionar o oleiro? 

Romanos 9:20 “Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? “Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim? ‘”.

Quando Jó questiona a Deus devido à sua situação, Deus responde-lhe: Jó 38:4 “Onde estavas tu, quando eu fundava a terra”. 

Então, quem pode conhecer a mente do senhor? Saber o que ele está fazendo? Ele fez todas as coisas com um proposito e tudo partiu da sua mente, Ele não foi orientado por ninguém, não teve nenhum mentor, conselheiro, guru, coach. Ele criou todas as coisas segundo a sua vontade e para um propósito.

Às vezes, queremos dizer para Deus o que é melhor para nós, queremos ensiná-lo, falar como Ele deve agir. Muitas vezes escuto pessoas questionado a Deus porque as coisas são dessa forma, porque as coisas acontecem assim, mas esquecem que Ele é o oleiro e nós somos o barro, e que somente o Criador sabe o que é melhor para a criação.

3° – Porque a ele pertence todas as coisas.

Vs. 36 “Pois dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para sempre! Amém”.

Deus é o criador de todas as coisas, é Ele que sustenta toda a criação e o único que merece toda a nossa adoração.

Devemos entender que nós pertencemos a Ele, que nos formou e que tem para nós os melhores propósitos. Ele é o único a quem devemos nos entregar sem medo, confiando em Deus inteiramente cuidando de nós, mesmo quando nada faz sentido. Quando não conseguimos enxergar, temos que nos lançar em teus braços e descasar nEle.

Conclusão

Paulo nos ensina que Deus é muito maior do que podemos compreender, e assim são os seus propósitos e caminhos. Então o que devemos fazer é crer que ele está cuidando de cada um de nós, crer que realmente todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.

Precisamos aprender e seguir confiando em Deus independentemente da situação que estamos vivendo, pois Ele está no controle de todas as coisas, ele continua sendo Deus e governa todo o universo.

Sugestões de livros sobre o tema:

Deus Está Mesmo No Controle? | Jerry Bridges | Vida Nova

Caminhando Com Deus em Meio À Dor E Ao Sofrimento | Timothy Keller | Vida Nova

Esses e outros títulos você encontra na Manah Books!

5 Comentários

Evandro Freire Publicado em12:43 PM - 29 de abril de 2021

Glória a Deus!!!

Maiara Machado Basílio Publicado em2:20 PM - 29 de abril de 2021

Amém!!! Ele é nossa rocha inabalável.

Samuel Ferreira Publicado em5:59 PM - 29 de abril de 2021

Parabéns Cleber, meu pastor e amigo!

Um Abraço.

Geisy Publicado em11:10 PM - 16 de maio de 2021

Excelente reflexão , glória a Deus pela sua vida. Que podemos sempre confiar nele independente da situação que enfrentamos.

Antonio Publicado em9:31 AM - 7 de dezembro de 2021

Muito bom,

Deixe uma resposta

três + 19 =