Advento: O Que É?

Advento: O Que É?

Recebe o nome de advento às quatro semanas antes do Natal. Neste período é preparado a comemoração da dupla vinda de Jesus Cristo: o Nascimento em Belém, quando Ele veio ao mundo, e a que ocorrerá na Sua volta no Dia do Juízo. O Advento tem seu início no domingo mais próximo do dia 30 de novembro e termina no dia 24 de dezembro, na véspera do Natal.

No advento é onde as famílias combinam de se reunir, enfeitam as casas e compram o que for preciso para fazer uma boa comemoração.

Advento: uma polêmica

Mas o advento pode ser também um assunto muito polêmico. No mundo romano existiam muitas festas nesse período do ano como a saturnália, um festival romano, dedicado ao deus Saturno, que se realizava entre os dias 17 e 23 de dezembro, em pleno Solstício de inverno. Fruto de antigos ritos agrícolas, as suas festividades incluíam troca de presentes, festejos e inversão de convenções sociais. Eram festas de muita desordem e troca de presentes.

Em confronto com tal festa, a partir do século XII passou a ser comemorado pela igreja católica em dezembro o o dia de São Nicolau, com troca de presentes e distribuição de doces para as crianças. Por fim, que Martinho Lutero começou a tentar mudar as festas de Nicolau, trazendo o foco para o menino Jesus, tentou até renomear o evento. E assim, nas igrejas, cada um começou a comemorar conforme sua Fé.

Atualmente

Com o passar dos anos, adicionaram-se muitos símbolos no mundo secular como: Papai Noel, árvores de Natal, bolas, velas e muitos outros. E tudo isso faz parecer o Natal e o advento eventos seculares. Assim, o que causa desconforto em alguns cristãos.

Muitos cristãos deixam de fazer o advento por todo esse passado de festas mundanas e pelos símbolos do presente. Mas pode-se prepara muito bem o advento do Natal para comemorar a chegada do menino Jesus. Desse modo, Deus recebe muito bem a Igreja verdadeira celebrando a Jesus.

Em Romanos 8.27 diz: “E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos”.

Conclusão

Dessa forma, se estivermos bem-intencionados a comemorar o nascimento de Jesus, podemos sem peso na consciência fazer um ótimo advento e uma ótima festa de Natal, onde Jesus será o centro da festa, e o Povo de Deus estará firmando sua Fé, mostrando ao Mundo um verdadeiro motivo a ser celebrado.

Pedro Costa

Deixe uma resposta

19 + dezessete =