A Influência Do Natal

A Influência Do Natal

Ah, o Natal!

O mês de dezembro chega e, com ele, tudo parece ficar verde, vermelho, branco e dourado. Luzes nas janelas, decorações a cada esquina, listas de compras, árvores de natal, panetones (ou chocotones, se você é do time do chocolate), filmes natalinos, presentes… A época do ano mais esperada por alguns chega trazendo consigo aquele misto de alegria, empolgação e nostalgia.

No último mês do ano o mundo parece ser inundado pelo espírito natalino. Ainda que você não seja muito chegado nesse tipo de comemoração, é impossível fugir da magia desta época. O amor, a união e a generosidade se intensificam e se alastram pelas ruas. Em dezembro, parece que tudo o que fazemos é influenciado pelo espírito natalino: começam as ligações aos entes queridos (e até mesmo os não tão queridos assim), a escolha dos presentes, preparativos para a ceia, doações generosas, tradições familiares…

A essência do Espírito Natalino

No entanto, o espírito natalino não é sobre listas de compras, comidas, presentes, passeios ou decorações, mas é sobre amor, união e generosidade. Na data em que somos lembrados do nascimento de Jesus, nosso Senhor e Salvador, somos também inundados pelo amor de Deus, passando a enxergar o próximo e suas necessidades.

O Natal influencia nosso modo de nos relacionarmos, nos torna mais receptivos, abertos, amorosos e generosos. Cada memória, encontro ou ligação parece ser carregado de amor, que passa a se expressar através de querer estar junto e de estender a mão ao outro. Além disso, o perdão e a misericórdia também estão presentes, nos lembrando de que guardar ressentimentos é o oposto dos ensinamentos de Cristo.

Chamados para viver

Colocar em prática o chamado de Deus para nós é o que faz o Natal parecer tão mágico. É nessa época do ano que fazemos aquilo que o Senhor nos chama a fazer por todos os dias da nossa vida. O quão bom seria se vivêssemos assim durante o ano todo? Amando o próximo, sendo generosos com os recursos, derramando perdão sobre aqueles que nos ofenderam, nos reconciliando com aqueles que brigamos, passando tempo com a família e voltando nossos olhos àquilo que realmente importa: o amor.

Assim, que possamos ser influenciados por esse espírito de amor e alegria durante todos os meses do ano!

Convidado

Deixe uma resposta

doze + 16 =