Resenha Deuses Falsos

Resenha Deuses Falsos

deuses falsos

Eu? Idólatra?

Você já parou para pensar no motivo do primeiro mandamento dado por Deus a Moisés e seu povo é “Não terás outros deuses além de mim, não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra ou nas águas debaixo da terra (Êxodo 20;1-2)”? É porque a idolatria é a origem de todos os outros pecados e, infelizmente, o coração humano é uma fábrica de ídolos.

Quando ouvimos a palavra “deuses” é muito comum nos lembrarmos do antigo mundo greco-romano e seus muitos ídolos: Afrodite, a deusa da beleza, Ares, o deus da guerra, Ártemis, a deusa da prosperidade e muitos outros… No entanto, não percebemos que, com o passar dos séculos, estes ídolos apenas mudaram de nome, mas continuam demasiadamente presentes em nosso dia a dia.

Deuses falsos

O livro Deuses Falsos: as promessas vazias do dinheiro, sexo e poder, e a única esperança que realmente importa, escrito por Timothy Keller, autor best-seller do New York Times e considerado por muitos o C.S Lewis do século XXI, expõe de forma brilhante a idolatria escondida em nossos corações, nos mostrando que os falsos ídolos não estavam presentes somente no mundo antigo, mas são amplamente difundidos atualmente.

A obra publicada originalmente nos Estados Unidos, em 2009 e que chegou ao Brasil através da editora Vida Nova em 2018, visa abrir nossos olhos acerca das promessas vazias às quais temos nos agarrado (dinheiro, sexo, poder, relacionamentos…) e quais as consequências de uma vida idólatra, nos mostrando que Jesus é a única esperança em que podemos e devemos nos agarrar.

O livro de 192 páginas é dividido em 7 capítulos, sem contar com a introdução e o epílogo. Logo de início aprendemos a identificar o que é idolatria, quais coisas podem ser um ídolo e como eles estão presentes em nossas vidas. Os próximos 7 capítulos tratarão especificamente dos deuses falsos mais comuns em nosso século e, por fim, no epílogo descobriremos como erradicá-los de nossos corações.

A cada capítulo, Timothy Keller nos dá um exemplo real da idolatria e dos estragos causados por ela (crise de 2008, escândalos públicos, guerras e crimes), adotando também como base personagens bíblicos e suas jornadas, e citações de muitos autores e obras famosas, nos ajudando a identificar os falsos deuses presentes no mundo e, muitas vezes, em nossa vida.

Coração humano: a fábrica de ídolos.

Você sabia que coisas boas podem se tornar ídolos? Que bênçãos como casamento, família, prosperidade financeira, sucesso, ministério e teologia podem se tornar maldição quando assumem o lugar de Deus em nosso coração? A idolatria acontece quando pegamos as coisas boas da vida e as convertemos em algo essencial, em nosso porto seguro, em algo que domine o nosso pensamento e imaginação.

De forma extremamente confrontadora, mas também leve, o autor nos leva a conhecer mais sobre este pecado que é frequentemente ignorado e subestimado. Através de uma narrativa fluida somos levados em uma viagem pela Bíblia e seus grandes personagens (Abraão, Jacó, Jonas…), a períodos históricos (2º Guerra Mundial e o Nazismo, Crise Imobiliária de 2008, etc.) e situações rotineiras, desvendando o motivo por trás de cada desastre: a idolatria.


Publicidade

Conclusão

Ao ter este livro em mãos me deparei com uma importante ferramenta de crescimento espiritual. Tim Keller nos dá dicas práticas de como identificar as idolatrias e como eliminá-las de nossas vidas, nos ajuda a ver os deuses falsos escondidos a cada esquina e acalenta nosso coração quando passamos a nos sentir grandes idólatras. Apesar de ser escrito por um pastor e ter inúmeras referências bíblicas, a obra não é indicada apenas para cristãos, mas é edificante a todas as pessoas, uma vez que todos os corações possuem um ídolo escondido.

Aprovação humana, desejo de agradar, beleza, reputação, religião, questões raciais, nacionalismo, política, teologia, relacionamentos, necessidade de controle, sexo, dinheiro, poder, sucesso, família e ministério, todas essas coisas podem se tornar um ídolo. No que você mais pensa durante o dia? Com o que mais gasta tempo sonhando acordado? O que você tem mais medo de perder? O que te faria entrar em desespero? Se todas as respostas não foram relacionadas a Jesus, é muito provável que em seu coração existam deuses falsos… E agora?


Gostou dessa resenha? Então você também vai gostar dos outros conteúdos disponíveis no nosso blog. Confira!

Quer adquirir o seu livro Deuses Falsos? Acesse a nossa loja e garanta!

Convidado

Deixe uma resposta

dezenove − onze =