Por que Jesus Teve Que Morrer?

Por que Jesus Teve Que Morrer?

Cruz, Porque Jesus morreu

Os cristãos, por vezes, não sabem responder à pergunta: por que Jesus teve que morrer? E quando respondem, respondem de forma superficial. No entanto, este assunto é de suma importância, pois está ligado diretamente conosco.

Sabemos que Jesus deu a si próprio como sacrifício por todos os povos. Esta mensagem foi anunciada desde os primórdios da humanidade, preditas no sacrifício de Abraão (Genesis 22.1-17) e na Páscoa (Êxodo 12.25). Mas, porque a morte de Jesus é tão importante?

O salário do pecado é a morte (Romanos 6.23)

Em primeiro lugar, vemos que a “morte” neste versículo quer dizer “separação”, estamos separados de Deus espiritualmente, pois Deus é santo e sem pecados. Porém, nós estamos corrompidos, pois, nascemos em pecado. Este é nosso estado original.

De fato, nascemos separados de Deus, e por mais que façamos boas obras e até atos religiosos, são obras insuficientes por si só. As nossas ações que são até boas, não resolvem nosso problema.

“Afinal de contas, o pecado é um senhor que sempre paga em dia e à vista” (Keller, p.173, 2017).

Mas… (Romanos 6.23)

Em segundo lugar, a palavra “mas” vai nos mostrar que o rumo desta mensagem vai mudar, e nos apresentar a Boa Nova do Evangelho.

“O salário que o pecado paga é a morte. O pecado paga o que merecemos pela obra que realizamos para ele. De outro modo, a escravidão a Deus leva à vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor” (Keller, p.173, 2017).

Mas, a boa notícia é que a morte de Cristo tem poder para atravessar a separação entre nós e Deus. Vemos o sacrifício mostrado de forma profética no sacrifício da Páscoa. 

No sofrimento de Cristo, a nossa condenação é passada para ele. Este sofrimento é o sofrimento que salva, que santifica e que gera vida. McArthur vai dizer:

“Um presente dado a um amigo é um favor não merecido. Sacrificar algo de valor inestimável em benefício de um inimigo seria uma ilustração melhor da graça divina que pagou o perdão para os pecadores (Romanos 5.7-10)”

(McArthur, p.93, 2021). Vemos que a graça de Deus e sua misericórdia são manifestas na morte de seu filho em prol de pecadores que não mereciam e não merecem seu sacrifício.


Publicidade

A morte de Cristo

A morte de Cristo é oferecida a nós como um “dom gratuito”, pois nunca merecemos seu sacrifício.

O que é “dom”? É a vida eterna! O pecado nos leva à morte, mas agora Cristo é a ponte de acesso até Deus. E somente Ele.  Jesus Cristo é o cordeiro que tira o pecado do mundo (Apocalipse 5.12, João 1.29). Jesus tem que morrer na cruz pelo fato de nossos pecados de nossa maldade, John Stott faz uma interessante observação:

À medida que encaramos a cruz, pois, podemos dizer a nós mesmos, eu o matei, meus pecados o enviaram à cruz, e ele se matou, seu amor o levou à cruz. O apóstolo Pedro uniu as duas verdades em sua admirável afirmativa do dia de Pentecoste: ́Sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mão de iníquos´. Assim Pedro atribuiu a morte de Jesus simultaneamente ao plano de Deus e à maldade dos homens” (Stott, p.63, 2006). 

Assim sendo, Jesus Cristo morreu por nós, pois alguém tinha que pagar pelos nossos pecados e essa pessoa foi Jesus. Deus é Santo e Justo, e os pecados da humanidade precisavam ser punidos, com isto Cristo foi punido em nosso lugar. Diz Sproul:

“Deus não negocia sua justiça. Ele não sacrifica sua retidão nem descarta sua integridade. Em essência, Ele disse: ́ ́́Eu me assegurei de que o pecado seja punido´´. Isso é a justiça da cruz. A misericórdia da cruz é vista no fato de que Deus aceitou o pagamento feito por um substituto. As palavras de Paulo ficam claras: Deus é tanto justo quanto o Justificador de ímpios” (Sproul, p.237, 2017).


Publicidade

Conclusão

Em suma, quero concluir chamando sua atenção para a importância da morte de Cristo em sua vida. Temos que reconhecer o quanto o amor emerge da cruz e de sua morte. Atentemos também para a graça de Deus, que de fato, é grande para conosco. Jesus teve que morrer, pois estávamos mortos em nossos delitos e pecados, mas Deus enviou seu Filho, para podermos alcançar a vida eterna.

Caso você, ainda caminhe pelo caminho de trevas, clame a Jesus, e arrependa-se de seu pecado, pois ele morreu por ele. Cristo é o único caminho para Deus, através da morte e morte de cruz.


Se deseja ter acesso a mais artigos sobre vida cristã e intimidade com Deus, clique aqui e confira o Blog Manah Books.

Você já conhece a nossa loja? Confira as novidades de livros e Bíblias cristãs que podem transformar a sua vida!

Convidado

Deixe uma resposta

13 + 11 =