O Propósito De Deus Para A Maternidade

O Propósito De Deus Para A Maternidade

O Propósito De Deus Para A Maternidade

Texto: I Samuel 1.11-20

Introdução:

Qual o propósito de Deus para a maternidade? É uma pergunta que normalmente nós mulheres fazemos quando descobrimos que estamos grávidas.

O propósito de Deus para a maternidade é poder gerar vida dentro de nosso ventre, sabendo que isso teve a origem no coração de Deus. Ele é o Criador de todas as coisas e nós somos apenas instrumento Dele, para cuidar, amar, ensinar e caminhar com nossos filhos.

Primeiramente, temos que ter convicção de que não há um tipo de mãe ideal ou uma maternidade perfeita. Não precisamos nos encaixar em moldes que a sociedade moderna apresenta, ou naquilo que experimentamos totalmente, seja bom ou ruim, mas sim conhecer o padrão que Deus deseja para cada uma de nós como mães e desafiar a cada dia para agirmos dessa maneira.

Se você tem o desejo de ser uma mãe segundo o coração de Deus e de saber mais o que fazer e como ser, a dica é muito simples e eficaz, leia a Bíblia, a carta de Deus para a humanidade sobre nossas condutas, o que Deus espera e deseja de nós. Aqui teremos recursos extremamente ricos e acessíveis com diversos testemunhos de pessoas que acertaram e falharam.

A maternidade é nosso maior desafio e privilégio, pois ensinamos nossos filhos em sua caminhada neste mundo. Medos, angustias e decepções fazem parte deste ofício e também alegrias e realizações.

Quero compartilhar sobre a vida de Ana e como ela vivenciou esse propósito de maternidade mesmo sendo estéril.

Quem foi Ana?

Ana, esposa de Elcana, foi uma mãe marcada pela sua história de desafios e lágrimas. Antes de ser mãe lidava com sua esterilidade e vergonha imposta naquela época pela cultura que olhava a mulher com desprezo por não poder dar herdeiros, mas também por questões internas de realização. Ana tinha um bom hábito em meio a suas lutas, ela sempre subia a casa do Senhor e clamava por um filho ao Senhor. Deus se compadeceu dela e concedeu um filho que ela mesmo o consagrou ao Senhor desde antes de sua existência. Samuel, foi o maior juiz de Israel.  

“Ana com seu coração quebrantado e desesperado de um dia se tornar mãe, ela teve como missão de se colocar diante da presença de Deus e buscá-lo profundamente em todo momento de angústia e com lágrimas. Deus com sua infinita bondade concedeu uma resposta”. vs.9 e10

Deus realiza sonhos, não somente como foi para Ana, mas também não será para todas as mulheres no mundo. Isso não se trata de méritos ou castigos, e ainda sim, talvez não haja uma resposta confortável a todas as situações. Mas se há alguém que pode nos presentear com a maternidade, mesmo em esterilidade, este é Deus. Gosto de pensar que nem todos seremos reis, mas todos podemos ser filhos e filhas amadas de Deus, mesmo com filhos gerados em nosso ventre ou adotados de coração. Existe um propósito de Deus para a maternidade.

Trazendo para minha experiência como mãe, muitas vezes queremos respostas rápidas e concretas de Deus e não é bem assim que funciona. Criamos expectativas para nosso bebê, planejamos, queremos tudo do nosso jeito, mas a última palavra vem sempre do Senhor. Precisamos compreender que gerar um filho em nosso ventre ou concebê-lo pela adoção é um milagre de Deus, uma dádiva, e precisamos descansar Nele.

A missão da maternidade é ajudar seu filho no seu crescimento intelectual, crescimento moral e espiritual. Nada melhor para um filho do que quando estiver adulto reconhecer a importância dos ensinamentos de sua mãe e além de vivê-los, transmiti-los futuramente para sua família e nós como mãe nos alegramos quando vemos a missão cumprida. Deus nos abençoou diariamente dando sabedoria, paciência e a capacidade para exercer o papel de mãe e chamado.

“Ana fez um voto com Deus:

“E fez um voto, dizendo: “Ó, Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados”.v.11

Ana foi mulher muito sincera e humilde na sua oração ela perseverou em todo tempo no seu voto e o sacerdote Eli a abençoou – vá em paz! e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu”. v17. Ana na mesma ora creu naquela palavra e sabia que havia um propósito de Deus para a maternidade guardado para ela. Ana retornou para casa e concebeu um filho chamado Samuel. E o propósito da maternidade de Ana foi muito além do que ela imaginava.

Ana entrega e dedica seu filho: Neste momento Ana vai até o sacerdote Eli e entrega seu filho e o dedica ao Senhor. Por toda a sua vida será dedicado ao Senhor”. E ali adorou o Senhor. vs.28

O fruto da oração de Ana mudou a história de Israel.  Ana foi uma mãe de muita oração, amorosa, dedicada. Ana passou um período muito pequeno com Samuel, mas ela aproveitou cada instante.

Este é um dos propósitos de Deus para a maternidade: aproveitar cada instante com nossos filhos. Aprender diariamente como demonstrar esse amor, identificar qual a linguagem de amor do seu filho e isso te ajudará de forma clara e específica na maternidade. No livro As 5 Linguagens Do Amor Das Crianças, o autor Gary Chapman mostra de forma didática as linguagens das crianças, elas são: toque físico, palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes e atos de serviço. E o mais importante de tudo que falei, precisamos diariamente instruir e encucar na mente dos nossos filhos a palavra de Deus. Se fizermos isso desde pequenos colheremos frutos saudáveis e adultos maduros na fé. Nossa atitude reflete na vida dos nossos filhos.

Ana ensinou Samuel a temer a Deus, ajudou ele a ter um caráter obediente e fiel. Todos os anos, Ana subia até Siló levando uma túnica para Samuel. Ana tinha um zelo pelo seu filho, ela era muito amorosa e cuidadosa. E com o passar dos tempos, Samuel se tornou um instrumento de Deus para abençoar sua descendência, ele foi fruto das orações do amor e cuidado de sua mãe. Ana reconheceu primeiramente que o filho dela era um presente do Senhor e pertencia a Ele, pois ela viveu o milagre. Muitas vezes na nossa caminhada de maternidade precisamos ter a convicção de entrega dos nossos filhos na presença do Senhor. Lutamos diariamente querendo protegê-los de tudo e todos. Quando eles ficam doentes ou sofrendo acabamos sofrendo duas vezes mais, pois queremos tirar a dor deles. Abrimos mãos de coisas básicas para nós para suprir ou deixar nossos filhos alegres e felizes.  

O propósito de Deus para a maternidade é poder gerar vida dentro de nosso ventre e nós somos apenas instrumento Dele, para cuidar, amar, ensinar e caminhar com nossos filhos.

Conclusão  

Quero te convidar neste momento de reflexão a se colocar em oração e meditação da palavra.  Qual o valor e propósito de Deus na minha vida com a maternidade? Como posso desempenhar a maternidade segundo o propósito de Deus? Eu e você precisamos ser e viver diariamente como mães normais “não como mulheres maravilhas” com super poderes. Mães dispostas a caminhar diariamente com eles ensinando princípios e valores bíblicos sobre: oração, vida com Deus, amor, perdão, recomeçar, lutar… Encucando a palavra Deus em todos os momentos, sejam bons ou ruins. Nunca se esqueça que precisamos ser mães segundo o coração Deus, ser exemplo para seus filhos, pois nossas atitudes e postura contribuem significativamente na formação de caráter de nossos filhos. 

Assim como Ana foi na vida de Samuel, eu te encorajo e me encorajo a não desperdiçar nenhum momento da maternidade nem por um minuto e viver uma vida  de oração  refletindo Cristo para nossos os filhos.

Que Deus abençoe todas as mamães, parabéns pelo seu dia!

Sugestões de livros:

Não deixe de conferir os outros artigos do nosso blog. Aqui você encontrará diversos temas, como devocionais, resenha e vida cristã!

Convidado

1 comentário até agora

Stephanie Lara Publicado em8:17 AM - 18 de maio de 2021

Amei… É muito bom para aquelas mulheres que querem ser mães e não entendem o propósito de gerar uma nova vida.

Deixe uma resposta

cinco × 5 =