O Perdão

O Perdão

O ato de perdoar é um ato de extrema importância na Bíblia e muitas vezes não damos a atenção necessária para tal atitude. Será que perdoamos as pessoas como Jesus nos perdoou e não guardamos mágoa alguma? Deus existe em todo lugar e em todo tempo. Ele é eterno e onipresente. E não só está presente em todo lugar, mas também está em todo lugar nos perdoando a todo o tempo e deixando para trás nossos erros.

Um cristão pode, em alguns momentos, ficar irritado com o próximo ou ficar chateado com alguma situação, mas nunca deve carregar isso com si e nem carregar algum ódio ou rancor. Em 1 João 3:14-16 diz: “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. Toda pessoa que odeia seu irmão é homicida, e sabeis que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo. Nisto conhecemos todo o significado do amor: Cristo deu a sua vida por nós e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos”.

Guardar rancor não irá resolver a situação, apenas trará mais trevas para a vida de quem está guardando, e a outra pessoa continuará igual. E a única maneira de se livrar dessas trevas é o perdão. Saber perdoar é essencial para a vida cristã. C.S. Lewis diz que: “Ser cristão significa perdoar o indesculpável, porque Deus perdoou o indesculpável em você”.

Consequências Do Perdão

Perdoar traz luz, comunhão e tira todo o mal-entendido, fazendo bem para a pessoa e para o corpo de Cristo. Em Lucas 6:37 diz: ”Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados”. E é exatamente isso que acontece. O “Perdão Total” tem impacto em nossas emoções, mas também afeta muito o mundo espiritual levando a uma aproximação com Deus e nos afastando da ira.


Publicidade

Pessoas diferem umas das outras, comentem erros e muitas vezes nem percebem que causaram algum incômodo. Isso nos leva a estar sempre preparados a perdoar independente da situação. Mesmo que alguém faça algo com dolo, não guarde isso dentro do seu coração. Jesus foi nosso exemplo de como devemos perdoar. Mesmo sendo crucificado e deixado para morrer na cruz, pediu para o Pai perdoar cada pessoa que estava envolvida, e nós, cristãos, devemos fazer o mesmo com nosso próximo.

Não apenas desculpe alguém, mas, perdoe de coração. Frequentemente quando pedimos para que Deus nos perdoe, o que fazemos de fato é pedir para que Ele nos desculpe. Mas, segundo Lewis, perdoar e desculpar são quase que opostos (Lewis, “On Forgiveness”, in The Weight of Glory and Other Addresses, 178 – 181). O perdão diz: “você fez uma maldade, porém, não vou usar isso contra você”. A desculpa diz: “eu entendo que você só teve essa opção, ou, que não era essa a sua intenção; a culpa não é realmente sua”. Portanto, desculpar alguém é fazer vista grossa para a situação, porque a pessoa não merecia uma vista mais rígida.

Conclusão

Em suma, o perdão está totalmente ligado em: amar a Deus acima de tudo e amar ao próximo. Deus nos perdoou de toda transgressão, por isso somos salvos e temos direito à vida eterna. Assim, isso já mostra que perdoar só trará bem para um cristão e seu próximo. Por isso não devemos semear contenda em nossa vida e nem na dos outros, mas sim nos encher de alegria e levar o melhor de Deus a todos.


Transforme a sua vida cristão com os melhores artigos disponíveis no nosso blog, clique aqui. Não deixe de conferir as excelentes opções de livros disponíveis na nossa loja!

Pedro Costa

Deixe uma resposta

1 × quatro =