Evangelismo Na Prática – Parte 1: O Que Impede O Evangelismo

Evangelismo Na Prática – Parte 1: O Que Impede O Evangelismo

evangelismo na pratica

Um bom soldado estuda diversas maneiras de sair com sua equipe sã e salva de uma guerra. A sua estratégia é derrotar seu inimigo, ele sabe as suas fraquezas e coloca cada integrante em posições estratégicas. 

Hoje iremos falar sobre os impedimentos do evangelismo, aquilo que impede Cristãos de batalharem por vidas! 

Vamos refletir sobre o seguinte texto:

“Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? 

Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.” 

(Mateus 5:13) 

No sermão da montanha vemos que somos o sal da terra; precisamos ser ativos no mundo como representantes de Jesus, sair do saleiro e entrar na vida, não para sermos pisados, mas para darmos sabor. 

Há muita ineficiência no nosso evangelismo porque dependemos muito de técnicas e estratégias. O evangelismo foi colocado no departamento de vendas. Precisamos olhar para Jesus e para a qualidade de vida a que ele nos chama como modelo para aquilo que cremos e para alcançar os outros. 

O que impede o evangelismo? 

Tememos que nossos amigos se sintam como projeto evangelístico e não como pessoas. Por que não revelamos essa preocupação para eles? Isso pode ajudar bastante. Se você é sensível o suficiente para perceber que pode ofender alguém, provavelmente você não ofenderá mesmo sendo mais audacioso ao falar da sua fé. 

Temos uma preocupação excessiva com a reação das pessoas. Quanto mais temerosos nos sentimos, mais passamos uma imagem insegura, e a relevância e a autoridade naquele assunto são perdidos.

Temos medo de não sabermos o suficiente. Nosso problema com o evangelismo não é falta de informação, é que não dependemos do Senhor e tentamos ser quem não somos. Agimos como se Deus fosse um compartimento separado de nossas vidas e não algo natural integrado a nós. Precisamos de autenticidade e obediência, e não um tratado de teologia. 

O evangelismo e a dependência de Deus

Precisamos ser tementes a Deus e nos preocupar em agradá-lo. Visto que não tentamos agradar às pessoas, mas a Deus, as pessoas se interessam mais ainda. Isso acontece quando deixamos de colocar o foco em nós mesmos e passamos a entender o poder da palavra de Deus por si própria. 

Não precisamos nos preocupar em passar uma imagem falsa de quem nós somos. 

Reconhecer nossas falhas e fraquezas faz com que Jesus se torne mais real nas nossas vidas. Devemos buscar a santidade e sempre sermos sinceros para os nossos amigos que estamos buscando, mas continuamos errando. 

Dentre todas as pessoas somos nós que devemos oferecer ao mundo uma imagem do que realmente significa ser humano. E geralmente são os cristãos os que mais temem demonstrar a nossa realidade. Jesus não tinha problemas com a sua humanidade. Foi um de nós, uma pessoa agradável, que chorava, se comovia e se irritava. Devemos seguir seu exemplo. 

Conclusão

Jesus é o Senhor das nossas vidas, o Deus vivo, ele não é apenas alguém que nos ajuda nos nossos problemas, ou uma experiência bem-vinda num dia difícil. Ainda que isso possa acontecer como consequência do Senhorio Dele nas nossas vidas, não é por isso que o seguimos. Quando reconhecemos a sua majestade, passamos a moldar a palavra de Deus às nossas vontades. Para sermos nós mesmos precisamos aceitar o senhorio de Cristo. Quando isso acontece, nos Ele nos transforma totalmente.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você e que te auxilie durante o processo de evangelismo

Em breve, disponibilizaremos a continuidade dessa série com diversas dicas de evangelismo na prática. 

Esse e outros temas relacionados à vida cristã você encontra aqui. Confira!


Conteúdo desenvolvido por Fábio Duarte.

Convidado

3 Comentários

Letícia Ferrari Publicado em1:44 PM - 11 de maio de 2021

Que texto edificante, amei o conteúdo, estou aguardando os próximos texto.

Geisy Publicado em10:59 PM - 16 de maio de 2021

Que texto abençoado, parabéns pela sua disposição em nos ensinar sobre evangelismo, aguardando os demais.

Evangelismo Na Prática – Parte Final | Blog Manah Books Publicado em3:31 PM - 21 de junho de 2021

[…] finalizar essa série de mensagens, iremos falar como um Cristão deve socializar sem estar em posição de ataque, vivendo como Jesus […]

Deixe uma resposta

catorze − quatro =