A Graça De Deus E A Sua Importância

A Graça De Deus E A Sua Importância

Graça de Deus

A “graça de Deus” é muito falada em orações, em cânticos e em pregações. Por este fato, devemos dar atenção no que realmente é a “graça de Deus”. Temos que saber biblicamente o que ela é e o que ela significa para o cristão, e suas implicações para a nossa vida cristã. Pois, o conceito em torno da graça de Deus é muito importante, nela está o cerne de nossa salvação (Ef 2.8).

O que é Graça de Deus?

A palavra que é traduzida como “graça” no N.T vem da palavra grega charis, que tem como significado “favor, benção ou bondade”. J.I Packer vai definir graça como: “A graça é o favor imerecido de Deus, é seu amor, que não merecemos” (Packer, p. 146, 2017). Graça é o privilégio de conceder a alguém algo que ela não tinha direito, por exemplo, não tínhamos direito á vida eterna, mais Deus nos concede de forma graciosa por meio do seu Filho Jesus cristo.

Esta palavra charis “graça”, no N.T grego, foi usada no A.T para traduzir o termo hebraico chen.  Que significa “favor” (Gn 33.8, Rt 2.2, 10, 13). O significado de chen é também bondade e graciosidade, pois não há relação de forma particular com as partes envolvidas. Desta forma, é Deus quem nos concede graça, não a conquistamos. A pessoa que demonstra graça, não tem obrigação nenhuma em fazê-lo. Vemos no A.T, quando faz alusão a pessoas ou nações que acham a graça aos olhos de Deus (Gn 6.8, Êx 33.12, Am 5.15).

A graça de Deus na Bíblia

Agora, no N.T, “graça” é a palavra-chave do cristianismo. Vemos o Deus da graça (1Pe 5.10), vemos o Espírito da graça (Hb 10.29), e as esperanças expostas ali, se baseiam na graça de Cristo (At 15.11). 

Packer vai dizer algo muito interessante sobre como a “graça” influenciou as saudações das cartas apostólicas:

“Ao invés do convencional “Salve!”, a saudação inicial de todas as treze cartas de Paulo toma a forma de uma oração por “graça e paz” ou por “graça misericórdia e paz”, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo, invocadas sobre os seus leitores. E ao invés do usual “adeus” cada carta termina com outra oração, rogando “a graça do Senhor Jesus Cristo”, ou simplesmente “graça” sobre cada crente. Tudo quanto é dito nessas cartas, entre a saudação e a benção final, ilustra a verdade que, para os apóstolos, a graça era o fato fundamental da vida cristã” (Packer, p.144, 2017).

A importância da Graça de Deus em nossa vida

Vemos que, o tema do Novo Testamento é a salvação. No entanto, é sobre a salvação pela graça de Deus (Ef 2.5,8). É a graça de Deus que nos concede a salvação “por meio de Cristo” (Tt 2.11). E o propósito de sermos salvos pela graça é a glorificação a Deus, e rendermos graças a Deus, e louvarmos o seu nome. 

Não cooperamos com nada para nossa salvação, somente Deus que nos salva pela sua graça, mediante a fé, por meio de Jesus Cristo. A graça de Deus, veio a nós por meio de Cristo (Rm 5.17). Por tanto, a salvação é dada gratuitamente, “favor imerecido”, “graça de Deus”. 

Deste modo, a “graça de Deus” é de suma importância na vida do cristão, pois sem ela, estaríamos perdidos, e seriamos lançados a condenação eterna. 


Publicidade

Glória a Deus pela sua graça, e por ela ter nos alcançado. 

Uma implicação bem prática sobre esta compreensão é que devemos ser extremamente gratos a Deus pelo fato de nos ter concedido o privilégio de sermos salvos de nossos pecados sem pagar por esta salvação, “pois foi Cristo que pagou por nós”. Devemos também mostrar nossa gratidão através da obediência à Palavra de Deus.

Conclusão 

Quero concluir com uma observação fantástica de J.I Packer: 

“A necessidade mais urgente da cristandade é a de uma renovada conscientização do que a graça de Deus realmente é. Os crentes anelam ver uma reforma e um avivamento nas igrejas. Hoje, tal como ontem, é somente através da redescoberta da graça que essas bençãos fluirão” (Packer, p.146, 2017)

Convido a todos os leitores a se aprofundarem mais em saber sobre a graça de Deus, que voltemos a Palavra de Deus e nela veremos este Deus gracioso.

Indicações de Livros: 


Você encontrará mais artigos como esses no nosso blog. Tenho certeza de que você será muito edificado e transformado em sua vida cristã. Confira!

Convidado

Deixe uma resposta

dezenove + 12 =